sábado, 15 de setembro de 2012

Projeto: Primavera


Projeto: Primavera

 

Período: 03/09/2012 á 28/09/2012 .

Duração: 04 semanas.

Turma: Pré II

 

Dados da Aula:

          Com a aproximação da primavera, a beleza que esta nos oferece e a curiosidade que as plantas despertam nas crianças, assim com a alegria que a estação desperta com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem estar que a convivência da natureza proporciona é o que leva a realização do projeto, como também vivenciar a alegria da estação, levando a criança a identificar o bem-estar que a natureza nos proporciona.

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

        *Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência e ainda, Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza no ambiente urbano.

          *Desenvolver a atenção e o raciocínio;

          *Saber identificar as estações e a valorizar o meio ambiente;

          *Estimular a criatividade e a imaginação;

          *Despertar a consciência ecológica na criança;

          *Explorar a importância da preservação das árvores, estimulando a percepção da beleza da estação primavera.

        *Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de           remédio e na alimentação do ser humano.

 

Conhecimentos Prévios trabalhados pelo Professor com os Alunos

    Linguagem oral e escrita

·         Atividades orais e escritas;

·         Alfabeto e vogais;

·         Parlenda, adivinhações e trava-ligua;

·         Produção de frases com palavras chaves relacionada o projeto e os subtema;

·         Ordem alfabética;

·         Caça-palavras e cruzadinha;

·         Separação de sílaba, número de letras e sílabas

·         Escrita espontânea;

·         Noção de parágrafos e ponto final;

·         Letras maiúsculas e minúsculas;

·         Escrita do próprio nome;

Matemática

·      Problema de adição orais e escrito (envolvendo os alunos e alguns objetos da sala);

·      Operação de adição;

·      Noção de operação de subtração oral;

·      Numerais associados a quantidades;

·      Noções espaciais (fora, dentro, perto, longe, etc.);

·      Contagem oral e escrita nas atividades propostas;

·      Escrita e identificação dos numerais;

·      Contagem espontânea;

·      Cores e calendário;

·      Explorações de atividades lúdicas trabalhando com material concreto.

 

Natureza e Sociedade

·       A importância da preservação das árvores para a vida;

·      Datas comemorativas ( dia da árvores e primavera ) ;

·      Roda de conversas sobre a forma de reprodução das plantas;

·      Direitos e deveres da criança;

·      As diferencias e semelhanças;

·      Observação da paisagem local;

·      Rodas de conversas formais e explicativas com relação aos temas.

 

Arte visual, Música e Movimento

·      Confecção de cartazes com recorte, colagem, pintura e desenhos livres;

·      Músicas, história, adivinhações, DVD relacionado ao tema do projeto e brincadeiras lúdicas;

·      Jogos pedagógicos, da memória e modelagem com macinha;

·      Quebra-cabeças e Blocos lógicos;

·      Dobraduras e pinturas com tinta guache;

·       Pula corda, amarelinha, cobra cega, corre cutia, passe o anel. (etc);

·      Roda de conversas relacionadas aos temas.

·       

Estratégias e Recursos da Aula

         O referido projeto será desenvolvido através de rodas de conversas formais e informais dando a oportunidade aos alunos de falar, incentivando-o para que todos dê sua opinião e respeitando a fala do coleguinha.

            Trabalharemos atividades lúdicas que possibilitaram o desenvolvimento do raciocínio e a criatividade, explorando os números naturais; escrita espontânea; poesias; trava-ligua; adivinhações; parlendas; histórias; jogos pedagógicos; o alfabeto móvel; letras maiúsculas e minúsculas.

 O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu próprio nome, das pessoas da família, colegas, plantas etc).

Resolução de problemas que envolvem as estações do ano e com os alunos; Confecção de cartazes em grupos; Palavras formadoras do esquema silábico (consoantes e vogais); Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem; Atividades mimeografada envolvendo o tema abordado do projeto; Confecção de cartazes ,recorte, colagem e montagem de quebra cabeça; brincadeiras de rodas ,livres e dirigidas onde estaremos sempre incentivando todos a participar das atividades propostas.

Também estarei utilizando o laboratório de informática para que os alunos possam fazer pesquisas; televisão e DVD.

Avaliação

         A avaliação será realizada com a participação dos alunos nas atividades propostas de forma individual e coletiva no desenvolvimento do  projeto, verificando se os objetivos propostos foram atingidos, considerando o desempenho dos alunos em relação a : Conto de versos ; parlendas, comentários orais, trabalhos em grupos, participação ativa nas aulas, relatos  de história de seu dia- a- dia, ou seja, a avaliação será contínua.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário