sábado, 15 de setembro de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


            O currículo escolar deve ser flexível e contextualizado considerando a realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Para tanto, há que criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores para que possamos formar cidadãos críticos capazes de resolver os problemas do dia- a- dia. Uma das dinâmicas que favorece a aproximação entre a escola e a realidade do aluno, a vivência democrática e se vincula com a pesquisa sobre algo significativo para o aluno baseia-se no desenvolvimento do currículo por meio de projetos, os quais têm sentido quando surgem como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo.

            Em relação ao uso das tecnologias os alunos aprendem e assimilam qualquer assunto que seja com muito mais facilidade, ou seja, estes recursos estão inseridos no currículo da escola. Sendo assim, currículo é uma construção social e cultural, digo, a educação e o currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais, regionais e nacionais.

 

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