O currículo escolar deve ser
flexível e contextualizado considerando a realidade local e regional dos
alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades
e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Para tanto, há que
criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o
desenvolvimento de valores para que possamos formar cidadãos críticos capazes
de resolver os problemas do dia- a- dia. Uma das dinâmicas que favorece a
aproximação entre a escola e a realidade do aluno, a vivência democrática e se
vincula com a pesquisa sobre algo significativo para o aluno baseia-se no
desenvolvimento do currículo por meio de projetos, os quais têm sentido quando
surgem como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano
educativo.
Em relação ao uso das tecnologias os
alunos aprendem e assimilam qualquer assunto que seja com muito mais
facilidade, ou seja, estes recursos estão inseridos no currículo da escola.
Sendo assim, currículo é uma construção social e cultural, digo, a educação e o
currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como
construção de identidades locais, regionais e nacionais.
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